Portfólio 2011

Introdução

Nossa escola foi reinaugurada em outubro de 2010. Portanto começamos o ano de 2011com muitos problemas nos espaços físicos. No Laboratório, as tomadas não tinham energia, a rede elétrica não estava pronta, os cabos de energia das máquinas não eram compatíveis com as novas tomadas, as janelas estavam sem persianas, e sem ar condicionado.  Entre inúmeros problemas, fomos informados pela Telefônica que não era possível fazer a transferência da internet para o novo endereço, porque não tinha disponibilidade no momento. No final de abril conseguimos ativar a internet gratuita do governo federal “Programa Banda Larga na Escola”, substituída em novembro pela Inforede.

Foi um ano de muitas mudanças, entre elas a necessidade de os professores usarem esse espaço com autonomia, sem a presença constante da PAPE. No início foi difícil, mesmo para aqueles profissionais que já utilizam os recursos tecnológicos com autonomia.  Principalmente sem a internet, que normalmente utilizamos como recursos de aprendizagem. Porém, com  dedicação e muito esforço do grupo tivemos um ano produtivo, sendo concluído a maioria dos projetos com a participação de todos os professores e alunos.

 

 

1ºs ANOS DO CICLO I

 Alfabetização

 As professoras trabalharam lista usando o alfabeto móvel.  Agruparam os alunos em duplas e espalharam as letrinhas no chão do ateliê, a professora ditava a palavra e os alunos procuravam as letrinhas para formar a palavra ditada, depois a professora circulava nos grupos fazendo as intervenções necessárias. No laboratório de informática os alunos digitaram e ilustraram as palavras da lista .

 

 

                                                                                                               

 

Confira  no link abaixo:

 http://www.youtube.com/watch?v=8ibdw3kXP ro&feature=youtu.be

 

 

Projeto: " Brinquedos e Brincadeiras"

Foi feita uma apreciação das obras de Ivan Cruz (obras de brincadeiras). Pesquisaram na BEI e no Laboratório sobre os brinquedos e as brincadeiras preferidas da sala, no Word digitaram as regras das brincadeiras, e um texto instrucional de como fazer o brinquedo escolhido pela turma.   Foram feitos filmes deles brincando com brinquedos que construíram. Com a digitação e a filmagem foi montada uma apresentação no Movie Maker e um folder no Publisher, para lembrançinha na Mostra Cultural.

 

 

Projeto: "Borboletas"

 As professoras começaram o Projeto pesquisando na internet sobre as borboletas, os alunos assistiram a um vídeo "A Metamorfose da Borboleta" (Cocoricó).   Na sala de aula leram os livros:

 “O caso da lagarta que tomou chá de sumiço’’ de Milton Célio de Oliveira Filho.

 " As borboletas" de Ruth Rocha

A professora Ester da 1ª K  propôs aos seus alunos uma experiência sobre a metamorfose da borboleta.  Ela trouxe algumas folhas onde a borboleta havia depositado seus ovinhos, colocaram dentro de uma garrafa pet, e todos os dias os alunos observavam e faziam anotações.   Quando os ovinhos começaram a eclodir, passaram a colocar folhinhas bem tenras para alimentar as lagartinhas que só comiam, comiam...   A professora explicou que as folhinhas têm que ser da mesma planta onde a borboleta havia depositado os ovos, e não poderia ser de outra planta qualquer.  Todos os dias ela trazia folhinhas para os alunos alimentarem as lagartinhas famintas.   Depois de alguns dias as lagartas pararam de comer, e ficaram quietinhas.  A professora explicou que elas estavam tecendo seus casulos.  Em pouco tempo lindos casulos, que pareciam brincos apareceram presos por finos fios dentro da garrafa.  Depois de alguns dias observaram admirados os casulos se rompendo e a garrafa ficou cheia de lindas borboletas.   Todos os alunos do 1º Ano do ciclo I foram para o bosque da escola para soltar as borboletas, que saíram batendo suas asinhas e foram embora em busca de alimentos, agora sozinhas, é claro! 

No laboratório os alunos fizeram ilustrações no Paint.

No “Audacity" foi feita a gravação dos alunos explicando como tudo aconteceu.  Ao final foi montada uma apresentação “no Movie Maker” com todo esse material.

A professora Ester convidou as demais 1ªs séries para participarem da experiência. E o trabalho se estendeu para todas as turmas do 1º Ano do  Ciclo I.

 

Vídeo que os alunos assistiram.

http://www.youtube.com/watch?v=8cQ8lBi5ask

 

Veja o vídeo com todos os passos da atividade:

 

 

2ºs Anos do Ciclo I

 

Projeto Tarsila do Amaral

As professoras iniciaram o Projeto com pesquisa na internet, sobre a biografia da artista e apreciação das suas obras mais importantes. 

Entre os alunos, foi escolhida a obra em que Tarsila lembra os tempos vividos na fazenda com bichos reais e imaginários  que povoaram sua infância,  a Cuca, onde puderam fazer sua própria interferência nessa obra usando os recursos do Paint .

A obra Abaporu foi apreciada e discutida no laboratório, após roda de conversa a obra foi ampliada utilizando vários papéis e cada criança foi fotografada na mesma posição do homem gigante com a cabeça bem pequena.  A foto foi impressa no papel transfer, e com o ferro de passar roupas transferiram para a sacola que havia sido confeccionada em tecido de algodão, e que após a Mostra Cultural levaram para casa.

 

 

1ºs Anos do Ciclo II

 

Projeto Alimentação saudável

 

As professoras decidiram trabalhar cada turma com um tipo de receita como: sucos, sopas, bolos, doces, tortas, sorvetes, salgados, saladas, molhos, cremes, pães...

No laboratório de informática os alunos assistiram vídeos de receitas no site do Youtube sobre: Alimentação saudável,  pesquisaram receitas saudáveis na internet por assunto, pesquisaram figuras para ilustrar o livro.   O produto final foi um livro de receitas que hoje faz parte do acervo da Bei.

 

 

 

2ºs Anos do Ciclo II

 

 

As professoras procuraram unir o “Projeto Meio Ambiente” ao “Projeto Aguáh” que já estava em andamento. Cada turma focou um assunto como: lixo, poluição da água e do solo, desmatamento, reutilização da água, repovoamento dos peixes e das aves. No laboratório de informática os alunos fizeram pesquisas, digitaram textos, assistiram a vídeos informativos, registraram imagens aos passeios feitos à Billings, e montaram um panfleto informativo de acordo com o tema focado pela sala, para socializar entre as turmas.

A partir do Projeto Aguáh, teve-se a idéia de complementar o projeto com uma atividade de robótica no laboratório de inf.  Com o objetivo de proporcionar a todos os professores e alunos do Ciclo II uma mudança de costume com relação à água, ao meio ambiente e principalmente a nossa Represa Billings.  Decidiu-se montar uma balsa por se tratar de um meio de transporte utilizado pelos ribeirinhos da represa.  Toda a atividade foi desenvolvida no laboratório, durante as aulas de Robótica educacional.

A construção da balsa proporcionou de forma lúdica e prazerosa a conscientização dos alunos quanto ao uso adequado de nossos recursos naturais, em especial a água.

Abaixo temos o link da atividade.

Construção da balsa.

http://pt.calameo.com/read/0011593485d2ea3e4ce8b

 

 

 

Projeto Alimentação saudável

No laboratório de informática os alunos do 2º Ano do Ciclo II: assistiram vídeos de receitas no site do Youtube sobre:  Alimentação saudável – Obesidade infantil.  Pesquisaram receitas saudáveis na internet por assunto.  No Excel criaram gráficos do peso e altura dos alunos, pesquisaram como calcular o IMC, calcularam o IMC utilizando a calculadora do computador.  Com base no material estudado fizeram a gravação de um Jornal onde os alunos representavam profissionais da saúde que davam dicas sobre alimentação. E de um panfleto com dicas de alimentação saudável, que na Mostra Cultural os pais e visitantes aprenderam a calcular o IMC utilizando os recursos do laboratório de informática e anotaram no panfleto.  

 

 

 

 

Veja no link abaixo o vídeo da atividade.

http://www.youtube.com/watch?v=75sSBPZq9P0&feature=youtu.be

 

 

 Robótica

 

Os alunos do 2º Ano E - participaram do Robofest 2011. 

A professora e os alunos estavam empenhados na construção da balsa.  Assim que terminaram a balsa  deram inicio  nas montagens dos desafios do Projeto “A cidade que queremos”.   Montaram a cadeira, o carrossel, o elevador, a gaiola e o pássaro, os peixes, as lixeiras, a rampa e o robô. Fizeram as programacões do Desafio, e criaram uma Paródia para apresentar no Festival. 

 

A professora Carmen Lúcia fez uma retrospectiva com todas as atividades desenvolvidas com seus alunos, em todos os ambientes da escola.

Confira no link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=WawXUIrKgfw&feature=youtu.be

 

Nossos alunos explorando os netbooks.